terça-feira, 16 de outubro de 2012

* Ácido Fólico... Estou tomando *

- A Importância do Cálcio durante a gravidez *




Os alimentos ricos em cálcio são essencias para a formação do esqueleto do feto, a saúde da gestante e a produção de leite.
Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, minerais e fibras é um dos grandes aliados das futuras mamães para grantir o seu próprio bem-estar e o nascimento de um bebê saudável.
E entre os nutriente indispensáveis está o cálcio, mineral que desemprenha papel fundamental na formação do esqueleto do feto. É também importante para o bom funcionamento do organismo da gestante, pois ajuda no processo de coagulação do sangue e a manter a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e a contração muscular em ordem. Não esquecendo que o cálcio também tem papel de peso na produção de leite materno.
Durante a gravidez, a necessidade de cálcio aumenta em torno de 50%. Ou seja, se a quantidade diária recomendada para uma mulher adulta é de 800 miligramas diárias, na gravidez essa quantidade passará a ser de 1.200 ml.


( A falta de cálcio )

A falta desse mineral pode causar alguns problemas. Se não houver cálcio suficiente, o homônio paratireóideo, fabricado nas glândulas paratireóideas, começa a retirá-lo dos ossos da gestante para usá-lo na formação do esqueleto do futuro bebê. Nesse processo de "roubo" de cálcio, até os dentes podem ser prejudicados.
Uma baixa na quantidade do cálcio também pode provocar problemas de pressão sanguínea. Um estudo publicado no Obstetrics & Gynecology, em abril de 1998, revela que os pesquisadores da Universidad del Valle, em Calli, na Colômbia, aumentaram o consumo de cálcio em grávidas de alto risco e observaram que isso reduziu de forma significativa a presença da toxemia gravídica (pré-eclampsia).


( Fontes ricas em cálcio )


O cálcio é um mineral que pode ser muito bem obtido através de uma boa alimentação. E, ainda mais fácil é saber que o leite e seus derivados são as pricipais fontes de cálcio. Por isso, basta aumentar o consumo para três a quatro porções por dia para que não haja falta de cálcio.
Lembre-se que durante a amamentação, quando a mulher chega a produzir até 1,5 litro de leite por dia, a demanda vai crescer ainda mais.
Assim que a mãe começar a desmamar a criança, ela pode voltar à quantidade de cálcio que ela ingeria anteriormente.



Vitamina para ajudar na formação do meu baby

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário